
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) confirmou em nota o segundo caso de gripe aviária em ave silvestre no Paraná. A ocorrência foi em Pontal do Paraná onde foi encontrada a ave doente, conforme divulgado neste domingo (25) no painel de consulta de casos confirmados do (Ministério da Agricultura e Pecuária).
De acordo com a Adapar, outro caso está sendo investigado na Ilha do Mel, em Paranaguá (PR) e medidas de vigilância estão em andamento.
Assim como no primeiro caso, a doença foi detectada em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real. O primeiro caso foi em Antonina e o segundo em Pontal do Paraná, ambas cidades do litoral do estado.
Até o momento, não houve registro da doença em frangos no Brasil. Segundo o Mapa, o Brasil tem 48 casos confirmados da doença, todos em aves silvestres.
Devido às ocorrências de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade), o Brasil decretou estado de emergência zoossanitária em de maio deste ano e medida é válida por seis meses.
Produtores do Paraná juntamente têm feito esforços para evitar focos em granjas. O estado é o maior produtor e exportador de carne de frango do país.
As notificações em aves silvestres não comprometem o status do Brasil como país livre de gripe aviária e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).
Com informações Mapa e Adapar
Foto: Cesar Augusto Chirosa/Wikimedia